terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saneamento básico

Estava pensando em fazer um pequeno comentário sobre como anda o saneamento básico dos municípios da Bahia. Ia fazer uma constatação em números (o que sempre chama mais a atenção) do que todo mundo sabe.

Ia fazer o comentário, mas e aí? É algo que está muito fora de mim para ser escrito (não interprete isso como falta de solidariedade). Surpreenderam-me muitos os números de saneamento dos municípios baianos. Mas eu queria mesmo escrever algo doloroso, de pele esfolada e ardida.

Estou considerando a possibilidade de acreditar em nada. A dúvida já me cansa, vou iniciar experimentos com a descrença, que talvez seja menos idiota e limitada que a certeza. Se a dúvida é um privilégio, a angústia também é. E, especialmente no que diz respeito a mim, duvido de tudo, inclusive do meu caráter.

Ademais, frases como “acredito no país”, “acredito no ser-humano”, “acredito no conhecimento” e suas derivações nunca fizeram, verdadeiramente, sentido para mim. O fazem pra você?

Dos 383 municípios baianos que constam na pesquisa do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 62 (16%) têm rede coletora de esgoto. Destes, em não mais que 9 o saneamento chega a mais de 50% da população, sendo que a cidade com maior índice de atendimento é Itapetinga, com 87% da população atendida. Os dados são disponibilizados no site http://www.snis.gov.br/.

Nenhum comentário: