quarta-feira, 30 de julho de 2008

É... é isso aí. Se acabou. Tudo que acaba me deixa melancólica. Até o TFG (trabalho final de graduação)

Parece que nunca vou deixar de ter dúvida.

Sim, meu TFG... No início me pareceu que foi uma farsa sua justificativa. Uma coisa que inventei. Pensei isso porque risquei antes de racionalizar formalmente. Mas justificar-se (ou conceituar) e depois formalizar seu conceito não quer dizer que esteja sendo autêntico, em absoluto. Você pode ser falso qualquer que seja a ordem dos fatores.

Bem, o fato é que me sinto dúbia em relação ao meu projeto porque, assim como escrevi páginas defendendo-o, posso escrever outras criticando-o. Esse paradoxo é um bug na minha cabeça. Para continuar tenho que escolher, escolho defender, claro.

Mas, me diga, é uma questão de conveniência defender ou criticar um projeto? Argh! Triste dizer que às vezes sim. E me sinto corrupta por isso. Mas me empenho em esquecer as influências que me fazem seguir determinada conveniência e buscar a verdade que me diria o que é um bom projeto. É ingênuo e obsoleto buscar uma verdade, sabendo que ela não vai servir a todos? É ingênuo pensar na possibilidade de criticar algo fora das influências? Isso tudo é porque não sei o que pensar, não sei de que lado estou. Gosto de Gerry? Depende. Corbusier? Depende. Mas não se vive de relativismos.

Se me é possível criticar e defender um mesmo projeto, porém é impossível fazê-lo sob os mesmo argumentos, é fundamental eu descobrir quais argumentos fazem uma boa arquitetura. Esses argumentos seriam uma verdade?

...

4 comentários:

Unknown disse...

Uma Verdade, complicado dizer. Um Valor (ou um conjunto de Valores), com certeza. SEUS valores. Não acha? (esse sou eu virando spam do seu blog, ehehehehe)

Beijos e até amanhã!
(soube do teu TFG via Carlos mas realmente não pude ir... vida profissional é fogo)

Lore Saab disse...

Shai!! Também tenho essas dúvidas constantemente...mas o que me consola é saber que isso em parte acontece pq estamos em constante mudança...e convenhamos que todo o processo do TFG é mais que estimulo para mudanças, então, é muito natural, que o que vc pensava no início da produção possa ter mudado no final de tudo (se é eque existe final pra alguma coisa...) bjo e parabéns, nova arquiteta (agora ninguem te tira isso, principalmente se ja tiver pago seu CREA...hehehe!!!)

Sanane disse...

Valores, verdade... talvez eu tenha mesmo usado a palavra "verdade" de maneira errada. Falando sem nenhum estudo, me parece que "verdade" tem uma conotação universal e "valor" tem uma conotação mais pessoal.

Lore! Comento seu comentário depois! meu tempo tá acabando!! ;)

Sanane disse...

Não quis dizer que o que pensava no início do meu TFG mudou. Mas sem dúvida houve evolução. Quis mais expressar minha dificuldade em dizer se o que eu estava fazendo era, de fato, certo ou errado, porque se eu mudo o ponto de vista, a direção da crítica, tudo é justificável. Por isso eu falo também da necessidade de eu conseguir determinar valores que sejam um farol, por assim dizer...